100 Anos da Maratona Moderna….
24/07/2008
A decisão autoritária do rei durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 1908, mudou o conceito antigo da prova, que teve origem na Antigüidade com o gesto do soldado grego que percorreu a distância entre a baía de Maratona e Atenas. Segundo relatos, a história ocorreu em 490 a.C.
Muitos anos depois, nas Olimpíadas de 1896, os organizadores dos Jogos modernos decidiram utilizá-la com o tamanho de 40 km. Quatro anos mais tarde em Paris, 1900, a distância aumentou em 260 metros. Em Saint Louis, em 1904, voltou a ter 40 km e foi com a realeza britânica que se fez a até então conhecida distância.
O centenário da marca coincide com um dos casos mais pitorescos da história das Olimpíadas. Por influência dos norte-americanos, o italiano Dorando Pietri vencedor extenuado da competição teve o ouro cassado. Tudo porque o maratonista levou um empurrão final do chefe da prova, Jack Andrews, e do famoso escritor Arthur Conan Doyle, criador do investigador Sherlock Holmes.
Com os protestos da ajuda, o norte-americano John Hayes, até então segundo colocado, virou um dos ganhadores de maratona mais desprestigiados da história das Olimpíadas. Assim como foi o italiano Stefano Baldini, em 2004, quando Vanderlei Cordeiro de Lima, atrapalhado pelo protesto de um padre irlandês, virou uma espécie de Pietri da época.
Sem ganhar uma medalha sequer por ser desqualificado da prova, Pietri ganhou mais fama do que a própria marca de 42,195 km criada pelo rei britânico no dia 24 de julho. Nascido em 1885, o italiano era um fenômeno, diziam os especialistas. Depois dos Jogos de 1908, chegou a bater o norte-americano Hayes três vezes e ganhava fama onde passava. Teve até uma premiação extra da realeza britânica por sua honra na maratona.
Ficou rico com as vitórias – chegaram a ser 17 em 22 provas disputadas em um espaço quase de um ano. Mal aconselhado, ele acabou como taxista e teve um destino trágico das suas memórias. Morto em 1942, no meio da Segunda Guerra Mundial, ele nunca teve um enterro à altura dos feitos como atleta.
No centenário da marca, os italianos relembrarão o feito do atleta com uma homenagem especial na 21ª maratona da Itália, que será só em outubro, e terá seu nome. “Pensava que os britânicos fossem os mestres do ‘fair play’. Bem, agora sei o que eles entendem desta palavra”, afirmou Pietri anos depois que os ingleses inventaram a marca e ele sofreu sua maior derrota.
tudo é possível !!!
That is very nice idea.
visa credit cards
Can you add some more photos?
bank loans
This is a nice blog. I like it!
Alla hu akhbar!!!
To the owner of this blog, how far youve come?You were a great blogger.
I like your blog.
payday
Well its nice.
student loan forgiveness