Afinal Como Queimar Aquelas Gordurinhas ?

Perguntas e dúvidas frequentes de quem sempre quer eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis.
  • Como eu posso potencializar a queima de gordura
  • Aumentar ou diminuir a intensidade?
  • Aumentar ou diminuir a duração?


Pesquisei respostas fisiológicas do exercício a diferentes estímulos.

Para entendermos melhor o assuntos temos que saber o que é Metabolismo Basal, foi definido por Durnin e Passmore (1967) como a taxa mínima de gasto energética compatível com a vida,, ou seja, seria o gasto energético do indivíduo em completo estado de repouso e jejum, num período de 24 horas, o mais importante é que ela é responsável por aproximadamente 60 a 75% do dispêndio (gasto) energético em humanos (Poehlman,1989).


Logo, quanto maior for nosso metabolismo basal, maior será o gasto energético.

Então, como aumentar o Metabolismo Basal?

Tabela de Metabolismo Basal


Resumindo, existem 3 componentes principais do gasto energético:

  • 60 a 75% do nosso gasto energético é com o metabolismo basal. 

  • 8 a 15% do nosso gasto energético é com efeito térmico dos alimentos (Poehlman,1989), digestão, absorção e assimilação de macronutrientes. 
  • 15 a 50% do nosso gasto energético é com atividades físicas (atividades físicas programadas, atividades associadas ao cotidiano), variando em função da atividade realizada e da massa corpórea total.

Tabela de IMC
Como observamos grande parte da nossa energia é gasta em repouso, então temos que encontrar uma forma de aumentar esse metabolismo basal (MB), e um dessas formas é aumentar a quantidade de massa magra do nosso corpo. A massa magra (massa isenta de gordura), gasta mais energia para ser convertida do que a gordura, por isso quando ganhamos massa magra, conseguimos aumentas nosso MB.
A atividade física ganha grande importância nesta etapa, se controlarmos melhor os alimentos ingeridos e aliarmos um programa de treinamento adequado, vamos conseguir potencializar o gasto energético.
Qual intensidade e duração que devo realizar o exercício para aumentar a queima de gordura?

“Os nutrientes carboidratos, lipídios e proteínas proporcionam a energia necessária para preservar as funções corporais durante o repouso e a atividade física”. (Mcardle et. al.2003)

Nós conseguimos energia através de três nutrientes, carboidratos, lipídios e proteínas, sendo que cada substrato é metabolizado de uma forma e está relacionado diretamente com a intensidade do exercício.

O substrato energético utilizado pelo organismo vai depender, segundo Basset e Nagle (1996) e Stroud (1998), da natureza, intensidade e duração do exercício; do consumo alimentar; do ambiente em que é realizado; e de uma variedade de fatores individuais como idade, sexo, peso e composição corporal, tipo de fibra muscular predominante, estado de treino e habilidade técnica.

Para priorizar a queima de gordura devemos realizar atividades de baixa intensidade (entre 60 e 75% do V02) e longa duração (mais de 30 minutos ), junto com um trabalho de força para aumentar a massa magra, aumentando assim o metabolismo basal.
A participação das vias energéticas não acontece de forma isolada. As vias se sobrepõem conforme as características de solicitação. 

Powers e Howley (2000) demonstram intensa participação das vias anaeróbias até aproximadamente os 2-3 minutos de exercício máximo. Após esse período existe a predominância da via aeróbia (e participação do O2), que representa 65% da energia gerada a partir dos quatro minutos de atividade, aumentando até os 120 minutos, quando sua participação atinge 99%.

Dica: Os alimentos que possuem um nível glicêmico alto possuem alta velocidade de absorção e, consequentemente, ganham a circulação sanguínea de forma muito rápida. Estes alimentos devem; portanto, ser ingeridos durante os exercícios físicos (superiores a 60 minutos de duração) a após eles. Já os alimentos de nível glicêmico mais baixo, com velocidade de absorção também mais baixa, ganham a circulação sanguínea de forma mais lenta. Devem ser consumidos antes do exercício físico, já que fornecem energia de forma mais continua e prolongada.

Nosso corpo precisa trabalhar em harmonia para que os resultados sejam alcançados de forma eficaz e segura, não posso simplesmente parar de comer e esperar emagrecer, da mesma forma que não posso começar a fazer 4 horas de atividade física contínua, temos que encontrar um equilíbrio, não existe milagre ou formula mágica!

Antes de iniciar qualquer atividade física, procure a orientação de um profissional e de seu médico de confiança, não faça jamais dietas por conta ou por indicação de amigos.
Fonte:
– AMORIM, P. R., GOMES, T.N.P. Gasto energético na atividade física. 2003.

– A influência dos carboidratos antes, durante e após-treinos de alta intensidade. (DOWNLOAD)

– Efeitos da suplementação de carboidratos sobre a resposta endócrina, hipertrofia e força muscular. (DOWNLOAD)
– Aspectos atuais sobre exercício físico, fadiga e nutrição. (DOWNLOAD)

Esse Blog mostra a todos que com fé,persistência e força de vontade
tudo é possível !!!

3 Comentários para Afinal Como Queimar Aquelas Gordurinhas ?

  • Luiz Souza  says:

    Excelente post.
    Uma veradeira aula para nós, interessados em eliminar o lastro.
    Parabéns mesmo e muito obrigado por dividir um conhecimento tão importante!

  • ivana.  says:

    Parabéns, amigo, muito elucidativo. Meu carinho e bons treinos.

  • fernando balian  says:

    http://www.temporecorde.com.br

    confira novas provas!!!]

    valeu

Deixe seu comentário ...