Como Lavar seu Tênis e se livrar do Gambá …

Qual a mágica para lavar seu tênis de corrida e que ele dure mais? O desafio é mais duro do que percorrer uma longa prova até o final. Dependendo do uso e do modelo em poucas semanas de uso as deformações e os furos começam a surgir, aparecem os descolamentos, o amortecimento já não é mais o mesmo e tudo isso sem falar na aparência, que faz vergonha.

Melhorar essa situação, realmente, não é simples. Mas alguns cuidados podem aumentar a vida útil do seu companheiro de treino e provas, evitando gastos e até problemas físicos. “Um bom começo é não usar o tênis destinado para o esporte para passeios e para o dia a dia, o que já contribui para reduzir o desgaste.

Lavando como Lavar seu tênis de corrida

Outra dica fundamental está na hora de guardar seus calçados. “Evite as áreas muito frias e úmidas, que podem favorecer a formação de mofo. Porém manter os tênis no sol, durante o dia todo, também não é indicado: a temperatura alta favorece os descolamentos e as deformações.

O selo que ensina como proceder durante a lavagem oferece soluções que são bastante úteis: secar à sombra e aplicar detergentes próprios para calçados melhoram a durabilidade. Lavar demais também não é uma boa ideia, o tênis de treino e provas não precisa estar sempre brilhando ou branquinho.

E quando ocorrer dos treinos e Provas forem em dias de chuva, a atenção precisa ser redobrada. Procure lavar o tênis rapidamente, conforme as dicas abaixo, evitando o uso de secadoras de roupas para evitar deformações e descolamentos.

Sua pisada

Seu tênis está ficando deformado rapidamente? O problema é comum quando você não repara no tipo de pisada. “Quando o calçado respeita o tipo de pisada de uma pessoa, ele se adapta melhor aos exercícios, prevenindo lesões, melhorando a performance e garantindo maior conforto.

Para descobrir seu tipo de pisada, existem diversas marcas e lojas especializadas que disponibilizam uma máquina especial e o teste gratuito e claro seu ortopedista também pode fazer esta análise.

Zona de Perigo Lave seu Tênis de Graça

Na hora de lavar

Na hora da lavagem do seu tênis é preciso ficar atento as recomendações do fabricante. Mas alguns cuidados são únicos e não podem ser deixados de lado, confira as dicas e lave seus tênis sem riscos de estragá-los:

  • Recomenda-se lavá-lo à mão com sabão neutro e secar a sombra, em posição horizontal, sobre uma superfície plana.
  •  Nada de lavar a máquina ou usar secadoras: esses processos podem deformar definitivamente o produto.
  •  Não deixe os tênis de molho nem pendure no varal. O molho pode causar manchas e o varal deforma o calçado.
  •  Não utilize pó ou detergente químico, pois esses produtos podem enfraquecer o calçado, que vai se desgastar mais facilmente.
  •  Se a palmilha do seu tênis for removível, lave-a separadamente. Os cadarços também devem ser limpos da mesma forma, jamais coloque em máquina de lavar!
  •  Para que você evite a lavagem contínua dos tênis, uma dica é não usar o mesmo par todos os dias.

Hora de trocar

Mesmo com dor no coração, é chegada a hora derradeira do Adeus, e quando constatamos:

  • Desgaste acentuado do solado
  • Percepção de dores nas articulações
  • Deformação ou descostura da Estrutura

E para os mais controlados, um tênis dura em média 600km, mas os pontos acima podem surgir antes ou depois dependendo do uso e biótipo do corredor.

Sucesso Sempre e vamos conservar nossos queridos tênis !

Deixe seu comentário ...