Corra Motivado e nunca Desista !!!

Cada corredor deve ter um objetivo realista para a corrida. Considere o que fez em outras corridas, as características dessa maratona e o estado de condicionamento físico atual, e decida qual deve ser o seu objetivo realista para esta prova (à distância que pretende correr e, talvez, o tempo em que pretende fazê-lo).

Depois, é aconselhável que estabeleça objetivos parciais, ao longo da corrida (por exemplo, chegar a um determinado quilometro em um tempo concreto). Desde o começo da corrida, procure ter vários objetivos parciais que estejam próximos. Pense em algum prêmio que possa dar a si próprio se conseguir seus principais objetivos parciais.

Planeje sua Corrida

Estude o percurso da prova, tendo em conta a dificuldade de cada trecho e planeje a sua corrida. Não pense como os outros farão a corrida. Faça um plano pessoal, em que acredite ser o melhor para você (aonde ir mais depressa, aonde ir mais devagar…). Decida a intensidade do seu esforço em cada trecho da corrida.

Antecipe Possíveis Dificuldades

Se os seus objetivos e o seu planejamento são realistas, e tudo vai bem, deverá conseguir o que se propôs. Porém, durante a corrida podem surgir contratempos que dificultem a sua performance. Que dificuldades podem aparecer durante a corrida? (cansaço, dor, quedas, pensamentos negativos, não conseguir algum objetivo parcial, etc.) Reflita sobre esta pergunta e se antecipe a estes contratempos para que eles não lhe peguem de surpresa. Depois de identificá-los, pense no que fará, se eles se apresentarem durante a corrida. Você deve ter uma estratégia preparada de antemão.



Como Controlar Pensamentos Negativos Durante a Corrida

Durante a corrida podem surgir pensamentos negativos (“estou muito cansado”, “não posso mais”, “doem-me muito as pernas”, “não vou conseguir”, etc.,). – Para tentar controlar estes pensamentos, você deve ter preparada uma palavra chave (por exemplo: PARA! CALMA! TRANQÜILIDADE!). Escolha a sua palavra chave. – Quando durante a corrida se apresentarem pensamentos negativos, utilize com muita energia a palavra chave, para cortá-los prontamente. – Depois, deve preparar o que vai pensar para substituir os pensamentos negativos. Por exemplo, você pode se concentrar nas passadas que esta dando e contar cada passo (1,2,3,4,5,etc.), recordar as corridas anteriores, nas quais foi capaz de conseguir o seu objetivo ( recorde as sensações positivas daquele momento), repasse o seu planejamento para a corrida (verifique a intensidade do esforço) ou realize qualquer outra atividade mental que lhe seja útil. O mais importante de tudo, é que decida antes da corrida, qual ou quais serão os seus pensamentos alternativos. – Durante a corrida você poderá controlar os seus pensamentos negativos, se utilizar com energia a palavra chave e logo depois aplicar algum dos pensamentos alternativos escolhidos. Ensaie esta seqüência antes da corrida (palavra chave e pensamento alternativo) todas as vezes que puder. Repita isto, e o tenha preparado.

Antes da Largada

Programe bem tudo o que tiver que fazer no dia da corrida até o momento da largada. Levante-se com suficiente antecedência, desjejue e vista-se tranqüilamente. Chegue no local da largada, com tempo para preparar-se e aquecer-se sem pressa. Caso esteja superexcitado, antes do aquecimento pode fazer alguns exercícios de relaxamento. Justo, antes de largar recorde seu primeiro objetivo parcial e seu plano para conseguí-lo.

Durante a Corrida

Siga o plano que havia traçado antes da corrida. – Cada vez que conseguir um dos seus objetivos parciais, recorde que foi capaz de realizá-lo, que está mais próximo do objetivo final. Recorde o seu próximo objetivo e o plano feito para alcançá-lo. – A cada cinco quilômetros pense que as coisas estão acontecendo como havia sido planejado. Se for assim, felicite-se, você está controlando a corrida. Caso contrário, mantenha o autocontrole e replaneje os seus objetivos. Não faça uma avaliação do seu rendimento, enquanto não houver terminado. Durante a corrida o importante é que se esforce, inteligentemente, para alcançar o melhor resultado possível.

Depois da Corrida

Reserve alguns dias para saborear todas emoções, resultante de ter completado uma maratona. . – Depois, analise como foi à corrida e retire as conclusões, que permitam o aperfeiçoamento da próxima corrida.

Para Dormir Melhor

Evite fazer exercício físico durante a tarde. Ocupe o seu tempo com atividades tranqüilas e interessantes. Prepare a corrida com antecedência. Evite falar ou pensar nela depois do jantar. – Antes dormir, procure diminuir a sua atividade, lendo ou vendo televisão fora da cama. – Ao deitar-se, adote uma posição cômoda e mantenha-se tranqüilo. Se domina alguma técnica de relaxamento, é o momento de utilizá-la. Também, você pode realizar atividades mentais monótonas como: contar devagar, recordar sensações relaxantes ou repetir palavras tranquilizadoras. – Quando estiver na cama, não pense na corrida, nem tampouco se preocupe, por não estar dormindo. – Não se esforce para dormir. Quanto mais empenho, pior. Simplesmente mantenha-se relaxado. O sono virá logo.

Exercícios Breves para Relaxamento

Nos dias anterior e posterior a corrida: – Em um lugar tranqüilo, deite em uma posição cômoda, com os olhos fechados e as pernas e braços soltos. – Examine mentalmente o seu corpo e identifique as zonas de maior tensão – Procure se concentrar nessas zonas, uma a uma, e sem esforço, tente relaxá-las vagarosamente, pense que elas a cada momento estão mais descontraídas. – Para finalizar, repasse mentalmente as zonas de maior tensão e observe as mudanças que ocorreram. Antes da largada: – Respire profundamente e solte toda a tensão. – Respire utilizando o diafragma, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, tente controlar o ritmo da respiração. – A respiração, a cada momento deve ser mais lenta, mais pausada, mais relaxada. Cada pessoa se relaxa melhor com determinados exercícios, do que com outros. Procure encontrar aqueles, que em particular, lhe seja mais úteis. E boa corrida… Lembre-se que no seu dia a dia você “corre” uma ou duas ou três maratonas.

As técnicas acima podem servir para, da mesma forma, ganhar e ter sucesso

Esse Blog mostra a todos que com fé,persistência e força de vontade
tudo é possível !!!

One Comentário para Corra Motivado e nunca Desista !!!

  • André  says:

    Muito legal seu blog.
    Cotinue sempre correndo e se possível de uma passadinha pelo meu.
    Abraço e boas corridas!

Deixe seu comentário ...