Meias de Compressão, fazem sim a diferença …

​​Neste próximo domingo a convite da NetShoes ​​estarei participando da XIV Meia Maratona Netshoes Corpore Internacional da Cidade de São Paulo, será minha 18ª prova para esta distância, e a primeira de longa distância após meses de estaleiro, durante estes últimos meses de treino e preparo optei por investir na compra de suplementos e alguns acessórios para obter uma recuperação mais rápida, dentre eles adquiri um par de meias de compressão da Flets, e o que para alguns pode até parecer “modinha” para mim teve grande resultado.

E então fui pesquisar sobre o assunto e localizei esta matéria muito interessante e esclarecedora; Nos últimos anos temos assistido cada vez a um maior número de atletas que utilizam meias de compressão. À primeira vista pode parecer-nos que não é mais do que uma nova “moda” utilizada por muitos corredores de longa distância. Desta forma pareceu-me pertinente verificar qual o efeito das mesmas .

Meia Maratona Corpore Medalha Fotos

Quais a fundamentação para o uso das meias de compressão?

Existem várias teorias para fundamentar o uso das meias compressivas. A primeira teoria baseia no retorno venoso, ou seja, o uso das meias compressivas melhoram o retorno venoso, uma vez que o sangue tem tendência a acumular-se ao nível das pernas, tanto em repouso, como em exercício. Desta forma o uso das meias compressivas através da compressão, ao nível dos gémeos vão aumentar o aporte de oxigénio aos músculos, facilitando desta forma o retorno venoso e a consequente remoção de metabolitos recorrentes da atividade física (Ex: ácido láctico). Assim sendo a homeostase muscular será mais eficiente, melhorando a capacidade de resistência do atleta.
A segunda teoria é menos conhecida entre os atletas, no entanto não menos importante é a vibração muscular. Quando um atleta se encontra a correr, existem inúmeras forças de impacto a que os músculos e tendões do membro inferior são sujeitos, principalmente quando falamos em superfícies mais irregulares ou rígidas. Pensa-se que esta vibração pode ser uma das causas de dor muscular tardia que os atletas referem. Desta forma as meias de compressão muscular vão permitir uma maior estabilidade muscular e por conseguinte uma menor vibração muscular e maior propriocepção.

O que a Evidência Cientifica diz?

Depois de analisarmos quais as teorias acerca do uso das meias de compressão, vamos fazer uma análise dos vários estudos que fundamentam a sua utilização.
Ali et al. (2007) verificaram que não ocorrem alterações nos parâmetros fisiológicos durante ou depois de uma corrida de 10 km. No entanto, encontraram melhorias ao nível da dor muscular, apontando como possível justificação a teoria da vibração muscular.
Contrastando com estes resultados, Kremmier et al. (2009) encontraram um melhor desempenho e um melhor limiar de lactato quando utilizavam meias de compressão durante a execução da corrida. De modo semelhante, dois outros estudos verificaram um melhor desempenho e economia de corrida durante corrida de 5 Km (Chatard et al., 1998 & Bringard et al., 2006).
Byrne et al. (2001) verificou que parecia haver uma quantidade de compressão ideal, a compressão graduada seria melhor, ou seja, mais compressão na parte inferior perto do tornozelo e menos à medida que esta avança em direcção do joelho. A evidência refere que em repouso, a compressão ideal será de 20 + / – 5mmHg, mas durante o exercício o nível de compressão exata necessária é desconhecida. Além disso, é provável que exista um componente individual com o nível de compressão necessária.

Resumo das vantagens das meias de compressão:

• Aumentar o aporte de oxigênio nos músculos;
• Melhorar o retorno venoso;
• Acelerar o processo de remoção do ácido láctico nos músculos;
• Reduzir a vibração muscular nos gémeos, promovendo um maior equilíbrio e propriocepção e por conseguinte uma menor fadiga muscular;
• Manter a temperatura do corpo (principalmente nas pernas);
• Reduzir o risco de lesões.

Meias de Compressão Corrida de Rua

Como conclusão parece-me que o uso das meias de compressão são um dos investimentos a ter em consideração para quem realize corrida de longas distâncias (trail, triatlo, estrada, etc…). Chamo apenas à atenção que as meias de compressão não devem ser adquiridas pelo tamanho do pé, mas sim ajustadas pelo grau de compressão ideal e perimetria da perna.
Fonte: http://www.sportlife.com.pt/index.php/fisioterapia/item/1133-vantagens-das-meias-de-compressão — com Ernesto Lourenço, José Carlos Vasconcellos, Miguel Mota, Amanda Gonçalves, Amanda Gonçalves e Bruno Albuquerque. — com Rafael Jadoski.
 
Desejo a todos excelentes provas neste domingo, que deem seu melhor e Sucesso Sempre !!!
 
Esse Blog mostra a todos que com fé,persistência e força de vontade tudo é possível !!!

5 Comentários para Meias de Compressão, fazem sim a diferença …

  • Abreutax  says:

    Post Fabuloso.
    A bem da verdade é que o uso por diversos atletas tem se mostrado benefícios, precisamos apenas de mais estudos que evidencie mais sobre o tema e até tragam a luz comprovações que apenas no empirismos não é possível perceber.
    Antes de adquirir uma li bastante sobre o tema e hj não me arrependo.
    Infelizmente as melhores são importadas e carissimas mas temos boas referências nacionais como é o caso da Flets é uma pena que eles só façam o pernito.
    Uma que gostei muito foi da Sigvaris, comprei numa expo de corrida numa promoção e nisto valeu o preço. Uso muito para treino longos acima de 10k e provas mesmo de 10k onde pretendo “socar a bota”
    Não gostei da ASIC perde a elasticidade fácil
    Da T&F é o melhor custo benefício aperta um pouco mais que as demais e dependendo da pessoa pode não gostar.
    Tenho o pernito da Mizuno tb um bom custo beneficio principalmente pra treinos de tiros,onde auxiliam na recuperação.
    A recuperação com estas meias é muito boa e se puxei um pouco mais uso uma pós prova.
    Parabéns pelo Post

  • ivana.  says:

    Eu uso há quase um ano, notei muita diferença … A impressão que dá é que corremos ‘mais justinhos’, fica tudo mais centrado e certinho nos membros inferiores. APROVADÍSSIMO ! Legal teu post.

  • Paulo Gustavo Rodrigues  says:

    adquiri meias de compressao por indicacao medica, usei varias, sigvaris, Amber, esportivas como Asis, adidas etc, posso garantir que a Sigvaris tem um otimo resultado e a meias Venosan e jogar dinhiro fora nao recomento.

  • Daniel  says:

    Olá, será que o uso das meias de compressão, também podem surtir efeito no caso da famosa “canelite”?

  • Eduardo Acacio  says:

    Olá Daniel, enviei seu questionamento para a SigVaris e assim que houver uma resposta lhe envio.

    Sucesso Sempre !

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