Minha Primeira Maratona ….
02/06/2008Para ajudar em meus treinos fiz uso do MapMyRun, onde tracei percursos de 21k até 30k, agora determinado ao enfrentar os 42k, acordava logo pelas 05h30 aos sábados e domingos para não ser pego por uma corrida tão desgastante.
E mesmo treinando para a Maratona de São Paulo, continuamos a participar das corridas do calendário, claro que usando essas corridas como forma de treino e dentre elas duas meias maratonas. Mas meus treinos sempre foram pela parte de resistência a velocidade é em segundo plano, talvez por isso eu goste tanto de corridas longas e por isso curti muito a corrida de ontem. (Na foto Maurício,Eu e o Nilson).
E o dia Chegou….
E como passou rápido, parece que foi ontem que fizemos a inscrição e ainda discutíamos sobre a estratégia da prova, mas algo eu já havia definido que iria da Largada até a chegada com meu Amigo Maurício, nosso amigo Nilson apenas se inscreveu na última semana de inscrições, pois estava relutante quando a condição física para tal desafio.
No sábado fiz um almoço até leve, e o jantar foi a famosa massa, ganhei cerca de 2 quilos já visando a perca que eu teria durante o percurso, não dormi bem …. e as 02h00 da manhã acordei de um sono leve com a chuva batendo na janela, acho que fazendo onda com minha cara tipo dizendo ” estamos aqui eu a chuva e meu amigo frio e o bicho vai pegar” dai não conseguia pregar os olhos e em minha cabeça já passava um filme tipo trilogia do senhor dos anéis…. e o rádio reoligio tocou e com ele meu coração acelerou a hora estava chegando, pulei da cama por volta das 05h50 da manhã, tomei meu café da manhã com pão sovado e algumas frutas. E imaginar que essas pernas e esses pés me levariam tão longe …. e que a cerca de 3 anos atrás pesava 116 quilos!
E para dar aquela força e motivação meu filho Matheus e minha esposa Marcela foram comigo mesmo com a chuva e seu amigo frio, para fazer aquela torcida toda especial.
Chegamos ao ginásio do Ibirapuera por volta das 07h30, onde encontrei meus amigos Maurício e Nilson, nossa torcida foi para a largada com o pai do Maurício e nos pegamos o ônibus da organização. Chegamos por volta das 08h20 na largada, onde naturalmente a maioria estavam lá para os 4k e os 10k. E na foto a prova que estavam 13 graus, um frio de rachar e um chuvisco chato de mais. E já fazendo minha oração pessoal e meu alongamento para o desafio que viria logo mais a frente. E logo ali a frente estava a largada e mais um pouco a ponte Estaiada, e quando ouvimos o tiro de canhão dai o frio na barriga e a emoção sub
iu.
A largada
No momento da largada quando ouvimos o tiro de canhão veio aquele frio na barriga , e agora sim o “bicho iria pegar e pedir para sair jamais”.E lá fomos nós, neste momento São Pedro deu um olhadinha para baixo e ficamos apenas com o frio, mas logo após a subida da ponte Estaiada, o frio passou e seguimos adiante até a ponte do Morumbi, para dai sim entramos na Marginal Pinheiros até a entrada do Túnel Jânio Quadros, onde havia uma indicação a esquerda Maratona e a direita 10km, e viramos a esquerda, naquele momento senti algo indescritível a sensação de que ali seria um tipo fronteira , com um único passaporte que eram nossos pés, pernas a coragem e a determinação de cada atleta amador que estava ali.
O Companheirismo até o Final
Com havíamos nos comprometido iniciamos a Maratona juntos eu e o Maurício, km a km eu dizia a ele que não estávamos ali para desistir pois lá na chegada nossos familiares e amigos nos aguardavam para a comemoração de nossa chegada e que não faríamos feio!
Quilomêtros derradeiros
Estavamos muito bem, até o Km 25 onde o Maurcio sentiu seu limite se aproximar, porém nosso limite seria o Km 42 e não ali ou no Km 30, não haviam escolhas! E sempre que ele deixava transparecer cansaço eu dizia par ele “vamos cara, não vamos desistir” , e sempre vinha a minha cabeça a Yara Achôa pois ela foi e conquistou o título de Maratonista e que ela também estava na torcida por minha conquista.
O pior trecho foi dentro da USP onde além dos pequenos aclives, que se tornavam montanhas, as pernas e a dores já nos atormentavam, essas dores começaram por volta do km 27, quando me dei conta que com a fricção da camiseta meus peitos estava sangrando e ao passar pela tenda da Playteam e o Ricardo me disse “Tira a camiseta” e fui até o final sem camiseta. Mas o que eu menos sentia era o frio, e passando pelos quase km 30 o Maurício fez esse vídeo…
Quilometros Finais
Passando pelo túnel Tribunal de Justiça já pelos 40km, a emoção começou a tomar conta, já passava en nossas cabeças um filme. E para dar uma animada o fato de eu estar sem camiseta me foram atribuídos vários apelidos, como Tony Ramos e Lobsimen… rsrs. E com certeza isso deu um pique incrível e mais motivação.
As fotos abaixo mostram o que foi a nossa chegada!!!
A Foto oficial com medalha e a comemoração com Champagne
Mensagem passada
Mesmo com a grafia errada a mensagem esta dada!!! Obesidade é opção de vida! Então Mude!
tudo é possível !!!
ae Eduardo!!! meus parabens!!!
4 horas e 45 minutos correndo…
muita forca de vontade e raca!!!
otimo o texto, muito bem escrito e com belas fotos..
bem emocionante…
sim! maratonista eduardo!
chic d+!
Parabéns, Eduardo ! Pela sua estréia em uma maratona e também pelo resultado muito bom, que veio premiar o seu esforço e dedicação aos treinos. Parabéns da mesma forma pelo seu ótimo relato, rico em detalhes e ilustrado com excelentes fotos.
Tenho uma história parecida com a sua, já pesei 110 Kg e hoje, com a corrida, estou com 79 Kg. Comecei primeiro a caminhar e depois a correr devido a um problema sério de saúde, hipertensão arterial, causada pela obesidade e também pelo tabagismo, vício que graças a Deus abandonei após longos 15 anos, mas do qual nunca senti nenhuma falta. Troquei-o pelo vício de correr, que só nos traz saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Vou também para a minha primeira maratona, a do Rio de Janeiro, no próximo dia 29/06. Já corri 64 provas, entre elas 6 meias e 2 de 25 Km. Tenho uma página na internet que traz relatos destas corridas, o endereço é http://paginas.terra.com.br/esporte/fabionamiuti
Quando puder, me faça uma visita, ok ?
Um abraço, bom descanso e, quando estiver pronto, um bom retorno aos treinos.
Fábio Namiuti
Parabéns Eduardo!
Você entrou para o rol dos maratonistas!!!
Sucesso!
Jacke
Eduardo,
lindo relato. Até me senti empolgada para pensar numa maratona…. Mas cada coisa no seu tempo.
Abraço
Parabéns Maratonista!! Grande estréia! Belo relato, emocionante. Parabéns aos seus companheiros tb. Vc demonstrou que quando se tem força de vontade, tudo é possível. Mais uma vez, parabéns!!!
eduardo,
parabéns aos dois.
mas temos muitas outras por vir.
que tal curitiba 25/11/2008???
valeu!
nadais
Mauricio, meu parabens amigo…tudo que vc escreveu aqui para quem ja correu uma maratona sabe muito bem o que voce quiz dizer…Parabens ao Eduardo tambem pela ajuda pois correr uma maratona com apoio de alguem mesmo que esteja ali do lado somente ja ajuda e muito.
Sucesso
Eduardo parabéns por ter realizado seu sonho ! A minha primeira será dia 29, e espero conquistar também o objetivo. Legal seu relato.