Onde está a Chave do Sucesso ?

 A única coisa que se coloca entre um homem e o que ele quer na vida é normalmente meramente a vontade de tentar e a fé para acreditar que aquilo é possível.” ( Richard M. Devos )

 
Por vez outra, recebo mensagens de leitores do blog Por Que Eu Corro…, buscando a “receita” para darem uma bela bica no Sedentarismo e na Obesidade. Mais que a “receita” buscam a inspiração e a motivação para darem o inicio a uma luta que para mim pessoalmente não tem fim.

E-mail enviado por Waldir Casagrande | Braço do Norte – SC 

Caro Eduardo, vc não me conhece, mas me apresento como Waldir Casagrande, tenho 45 anos, sou de Braço do Norte do Estado de Santa Catarina, e estou gordo, com 112 Kg, cheguei na minha vergonha. Sedentário ao extremo, e como peguei uma infecção respiratória braba, resolvi dar uma fuçada na internet e encontrei o teu Blog, e me decidi ter VOCÊ como meu inspirador, guru, exemplo de vida e tudo de bom que você puder pensar. 

Pois bem, isso não saira de graça pra você, gostaria que você me desse algumas dicas, sugestões, ou qualquer coisa pra mim começar a praticar a corrida.

Tudo que você pensar, tenho esteira ergométrica, Relógio de freqüência cárdica, tênis, roupa, SÓ ME FALTA A MALDITA VONTADE.

Fiz exames médicos, está tudo ok, coração, diabete, triglicerídeos. Fiz até o de esforço. Mas não consigo persistir.

Cara peço até desculpas em invadir tua privacidade, mas acho que estou no meu limite, níveis de STRESS altíssimo e acho que a corrida vai me ajudar.

Abraço,

Espero retorno e quem sabe nos tornarmos amigos, e quiça, participarmos de uma corrida de rua juntos.

Somos diariamente bombardeados por uma infinidade de fatores que podem acabar com qualquer tipo de dieta ou plano de atividade física, isso sem contar com os famosos “urubus” que tem o péssimo hábito de tentar minar nossos objetivos e metas com opiniões maldosas e invejosas. 

Quando estamos de bem com nosso corpo e com nosso espírito despertamos a inveja de algumas pessoas, mesmo as mais amigas acabam fazendo comentários infelizes  que podem acabar com nossa motivação para seguir em frente.

Diante destas situações devemos manter o foco e nossos objetivos, mas creio que o que realmente fortalece a motivação é ser um exemplo de sucesso contra o Sedentarismo e a Obesidade, mostrar que todos são capazes de mudar suas vidas, através da atividade física e de bons hábitos alimentares. Sei que é difícil conciliar trabalho, escola e família, mas temos que arrumar esse tempinho em nossa vida, pois o resultado trará inúmeros benefícios para a vida. 

Eu sempre levo um lema que escutei em um filme “Você quer viver para Sempre? Então se Mexa!”.  Claro que não vamos viver para sempre, mas com certeza podemos chegar fácil aos 100 anos sem ser um estorvo para os familiares  ou para si mesmo.

Com isso creio que o que mais me motiva e mantém a  minha vontade de continuar, é ser reconhecido como um vencedor, e não ser mais visto como ponto de referência negativo, do tipo “Fica ali perto do Gordinho Suado” e sim como referência positiva “Ah o Corredor, o Atleta, o Guerreiro, Maratonista, Ultramaratonista” e com isso vem uma grande responsabilidade, pois em pouco tempo verá que outros começarão a seguir seus passos e a partir deste momento não tem mais volta, e seguir sempre em frente será a única opção.

Em resumo seja um exemplo para você e para os outros, jamais desista em meio a dificuldades, haja sempre como se estivesse em uma corrida de revezamento, sempre sabendo que alguém esta dependendo de você. 
E para ver o quanto isso motiva e me trás a vontade neste domingo fiz um treino longo de 35km pensando em meu amigo Waldir, sinceramente queria ir mais longe mas a Radial Leste terminou e tive de voltar, mas com a alegria de mais uma conquista.

O importante é ter a consciência de que qualquer tipo de mudança na sua vida, depende única e exclusivamente de você, pois a mudança começa de dentro para fora e  você precisa estar disposto a enfrentar todos os obstáculos do caminho e principalmente acreditar que é capaz de fazer as coisas acontecerem !!!

Espero sinceramente que consiga dar o 1º Passo de muitos Kms e mudar a sua vida !!!

Superação
Ontem, a vida disse não…
Vida amputada… Dilacerada!
Olhares de compaixão…
Uma cortina de neblina…
Na estrada…
Compartimentos estanques… Cisão
Acaso… Caus!
Blackout!
Hoje a vida disse talvez
Recomeçar
No chão, no vão…
Em vão? Não…
Há sempre um clarão
Uma questão de opinião… Determinação!
Seguir em frente
Mesmo contra a corrente
Nas dificuldades
A cada degrau da escada
Sem parada…
Aprendizagem… Coragem!
Nunca desistir…
A cada conquista sorrir…
Para continuar… Relevar!
Regozijar…
Para que assim finalmente
Amanhã a vida diga sim

Carmen Cecilia

Esse Blog mostra a todos que com fé,persistência e força de vontade
tudo é possível !!!

7 Comentários para Onde está a Chave do Sucesso ?

  • Augusto  says:

    Cara, consigo entender o que você diz perfeitamente. Passei por algo parecido com o que vc passou, mas no meu caso o principal agravante era o tabagismo. 22 anos botando fumaça pra dentro do meu corpo, me estragando e engordando até quase 110kg. Não dava 5 passos sem cansar. Hoje, mais de 2 anos sem cigarro, menos 10 kg na balança e correndo diariamente, consigo entender o desespero em que o Waldir se encontra, e é muito bom saber que ele se espelha em pessoas como vc pra sair dessa vida. Continue sendo o exemplo, opis além de beneficiar outras pessoas, o maior benefício é pras você mesmo! abs

  • satrijoe  says:

    Edu,
    tenho certeza que vc vai ser um grande mentor pra esse futuro corredor de Braço do Norte.

    Apesar do atraso, parabéns pela conquista na Green Race!

    Abs,
    Shigueo

  • Eduardo Acacio  says:

    Por uma atrapalhada imperdoável deleitei o comentário de minha SUPER amiga Clausinha estou publicando o texto,

    Valeu Claudinha um dos motivos de a gente querer ir cada vez mais longe são os AMIGOS e AMIGAS !!!!

    Claudinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem “Onde está a Chave do Sucesso ?”:

    Muito bonito !!!!
    Parabéns por dar o exemplo, por ser o exemplo e viver nesse exemplo, para que mais e mais pessoas possam se sentir capazes !
    bjão
    Claudinha

  • Ricardo Hoffmann  says:

    Grande Edu, mesmo sem saber, somos exemplo. Parabéns por sua dedicação, que já lhe rendeu grandes frutos, e muitos outros estão por vir. Existem muitos locais para a chave do sucesso, mas sem disciplina e perseverança, o caminho é mais tortuoso. Mais uma vez, parabéns!!

  • Leonardo Nista  says:

    Eu acho que a chave do sucesso está em aceitar que somos sedentários, que a vida está passando e não estamos fazendo nada para mudar.

    Eu fumei durante 15 anos, e só consegui largar o cigarro quando assumi que estava indo de mal a pior e que o fundo do poço estava mais perto do que eu imaginava.

    Eu nao conseguia correr 10 metros que me faltava ar, perdia as forças…

    Foi somente após passar “essas vergonhas” que resolvi parar de fumar e praticar esporte, mas qual?

    Pensei que deveria ser um que pudesse praticar quando sentisse vontade de fumar, e então descobri a corrida e com a corrida descobri novos amigos que tambem tiveram uma historia parecida.

    Então o segredo é não esperar que alguem venha e nos tire do sedentarismo, iso tem que partir de nós mesmo.

    Abraço

    Leonardo Nista
    http://www.corroporcorrer.com.br
    @leonista

  • Abreutax  says:

    Também tive muita dificuldade para começar a correr e ainda tenho pois não é fácil conciliar uma série de coisas da nossa vida com a corrida. Mas dei uma bicuda e falei vou cuidar da minha vida se não ninguém cuida. A sensação de realização que as corridas dão é sensacional e isto não tem preço.
    Parabéns pela iniciativa e pelos Posts.
    Adicionei seu Blog nos link dos Blogs 10 que sigo no meu Blog.
    http://abreutax.blogspot.com/
    A depois dá uma olha no post No Pain, No Gain.
    http://abreutax.blogspot.com/2009/12/no-pain-no-gain-um-pouco-da-minha.html
    Abs

  • Fábio Namiuti  says:

    Acho que alguns já sabem, mas também sou membro desse clube. Ex-obeso (e eterno meigordinho), ex-sedentário, ex-fumante (durante 15 anos também, livre há 8), ex-candidato a presunto. E atual corredor, de 2 ou 42 km, de escada, de esteira, de qualquer lugar para onde me chamem pra correr (e se não chamarem, eu vou do mesmo jeito!). Não foi do dia para a noite. Muito pelo contrário, foi um longo caminho, dado um passo de cada vez. Como espero que seja também para o Waldir. Parabéns, Eduardo, por ser inspiração. Dele e de muitos outros!

    Como se diz no Twitter, #TamoJunto

    Abraços!

    Fábio Namiuti
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

Deixe seu comentário ...