Síndrome do Homem de Ferro…
26/11/2008Essa síndrome geralmente atinge aqueles que anseiam por algumas coisas de forma rápida, sejam elas melhorar o tempo nas provas, redução do peso, eliminar o stress entre outras coisas. Eu mesmo já sofri dessa síndrome achava que correr todos os dias era o ideal para chegar ao meu objetivo, mas percebi que aquele “homem de ferro” começava a ter alguns problemas, entre eles a fadiga muscular, dores nos joelhos, dores nas costas e ombros, cansaço exagerado e meu corpo que não é de ferro começou a dar o sinal de alerta. Naquela época eu era totalmente inexperiente e a academia que eu freqüentava não tinha bons professores para me orientar da forma correta de treinamento, porém com esses sinais que meu corpo dava, comecei a pesquisar sobre o assunto e a dar mais importância aos treinos com musculação e alongamentos, além das aulas de spinning que são ótimas para a resistência. Neste momento mudei de academia, para ter melhores resultados revi todo meu treino e procurei não tentar ser um Homem de Ferro e sim um homem inteligente que quer correr até os 100 anos. Então amigos e amigas procurem sempre ter a orientação de bons profissionais para montar um bom treino que não cause desgaste e nem danos ao seu maior patrimônio que é seu corpo!
tudo é possível !!!
Olá Eduardo,
Gostou do meu blog? Só preciso atualizar, pq aqui no serviço está bloqueado.
Olha, estou feliz pq fui andar na sumaré, e consegui trotar durante um tempo maior e minhas pernas aguentaram mais…nossa parecia que eu tinha ganhado uma prova..rs
Vou participar da corrida Shalon, na verdade é uma caminhada de 3,4 km.
Milena
http://metacorrida.blogspot.com
Olá Eduardo, ótimo post..
eu nao me acho um homen de ferro, antes de correr a samsung estava a 2 semanas sem treinar devido a dor no joelho, mas ao mesmo tempo treino por conta, sem academia ou professores, vou pensar no assunto e quem sabe melhorar o treinamento…
Abraços
Sua história é muito parecida com a minha! Tive tendinite por falta de alongamento porque matava esta importante parte da corrida. E de fato, se o sujeito pensa que é o Ironman vai treinar além do necessário e aumenta o risco da fadiga e das contusões. Melhor opção é procurar um profissional.
Parabéns amigo Eduardo, pela consciencia que teve é isso ae mesmo muito bom o seu relato e através de vc vão ajudar muitos corredores que pensam que basta calçar um tenis e sair por ai correndo.
Um abraço e boas passadas.
JORGE CERQUEIRA
Ahhh amigo Eduardo esqueci de lhe perguntar na msg anterior qual é o programa que vc usa para editar e juntar fotos que nem vc fez no relato da 14ª Samsung 10k Corpore São Paulo Classic – 7º Troféu Zumbi dos Palmares que aconteceu no dia 19 de Novembro de 2008 Tem 3 fotos juntas sua.
Um abraço,
JORGE CERQUEIRA
É aquela velha história né Acácio, nem sempre a quantidade substitui a qualidade, alias quase nunca!
Eu mesmo no meu inicio de “carreira” também achava que tinha de treinar quase todo dia para obter melhores resultados, mas com o tempo percebi que treinando menos mas com melhor qualidade tinha mais sucesso nas minhas empreitadas.
Bom é isso ai Eduardo
Abraço
Roddy – http://www.blogdoroddy.blogspot.com
Eu passei por isso tb, aumentei o volume e a velocidade juntos. Queria correr mais rápido os 10KM e correr a Meia Maratona. O corpo reclamou antes com algumas dores. Reduzi o volume e parei com os intervalados.
Tb, comecei a nadar e vou começar um trabalho de base com corrida na areia fofa. Assim, fortaleço a musculatura e reduzo o impacto. Hã, eu tb comecei a correr na grama.
É isso. Devagar se vai ao longe.
É isso aí, Eduardo! Uma orientação correta é tudo! E informação correta também! O seu treinador tem que saber se vc está bem. Se ele não soubre, ele não pode dar um treino adequado. O diálogo é essencial para que os resulytados apareçam! Bons treinos!
Grande post! Eu sempre procurei o equilíbrio, mas sei que de vez em quando a gente se entusiasma e passa dos limites. Se cada vez mais as pessoas forem conscientes como você, correremos todos por muitos e muitos anos. Vida longa aos corredores! Beijo
Yara
Acácio, ótimo post !!!
Eu sou do tipo que preciso sempre estar alerta para não ser pego pelo entusiasmo… mas como eu quero passar dos 100 correndo… rsss..sempre alerta, escoteiro !!
Parabéns pelo recorde pessoal na Samsung e boa sorte nos próximos 25k que estão por vir.
Abc
Wlad
http://vouevoltocorrendo.blogspot.com
Concordo com tudo o que postou.
Pois é, a cabeça pode mais que as pernas; mas isso deve ser utilizado em ambos os sentidos.
Até breve.