SP Int´l Marathon 2009 por Eduardo …
01/06/2009
Corridas ...
O que é um desafio somado á superação? Por definição desafio é “ato de desafiar” e superação é “vencer, ultrapassar”, em 2006 quando comecei a correr por conta da obesidade causada pelo sedentarismo, pensava em ser aquele cara comum que frequenta sua academia, faz suas séries, toma um banho e vai embora com a sensação de dever cumprido. Porém esse universo imaginado se tornou pequeno, muito além dos dois metros de esteira e com o incentivo de minha esposa e de amigos ele se expandiu, tanto que ás vezes falta espaço para mim correr em meus treinos, não sou do tipo velocista, talvez por falta de um acompanhamento técnico sei lá, mas o fato é que sou do tipo corredor de resistência, nunca desisti em meio a uma prova, mesmo doente segui adiante, creio que as dificuldades e obstáculos devem ultrapassados e sempre manter o ritmo. Comecei meus treinos para a Maratona de São Paulo 2009, em meio as minhas férias no mês de dezembro de 2008, pois a distância de 42.195 metros devem ser respeitados e muito bem pensados, pois em 2008 em minha primeira Maratona vi muitos atletas desabarem em meio a Cidade Universitária (USP) lá pelos 27km e isso é algo péssimo para a moral de um corredor, tanto que até hoje me lembro da bronca que a grande Ultramaratonista Tomiko com um dos braços engessado, nos deu quando meu amigo Maurício deixou escapar uma possível desistência justamente no 28km.
Na sexta-feira (29/05/2009), Adilson pé de vento, Maurício e eu fomos pegar nossos kits do corredor no Ginásio do Ibirapuera, e o clima da Maratona já reinava no ar, e a expectativa tomou conta de forma total do coração, da alma e das pernas... da lhe ansiedade!
Apesar do kit não estar a altura de uma Maratona Internacional, esta valendo pois não corro pelo kit e sim pela conquista e vitória pessoal.
No sábado (30/05/2009) á tarde separei tudo aquilo que eu iria usar durante e após a Maratona, e dai sim bateu o famoso frio no estômago. Chegou o dia 31/05/2009, o relógio como sempre tocou as 05h00, com o tempo nublado com chuvisco, a temperatura média estava em bons 24 graus. Para variar madruguei e cheguei ao Ginásio do Ibirapuera as 06h45, logo meu amigo Maurício chegou e fomos para a largada da Prova lá encontramos o Nilson, havia muita gente para os 10k e 25k e para os 42k cerca de 5.000 “loucos”, pois para enfrentar uma das maratonas mais difíceis do mundo tem que ser louco e doente por corrida.
No horário programado 08h55 deram o tiro para a largada e dai o coração bateu forte, fizemos nosso pacto de terminarmos a prova e fomos para a luta.
Mantivemos um ritmo confortavel até o 18k, onde meu amigo Mauricio teve de dar uma segurada por conta de dores abdominais, a partir dai tive de seguir sozinho esse fato deu uma derrubada na moral, mas segui adiante. Mantive o ritimo de 06:10 por km até o 28km, onde as caimbras começaram e incomodar, tomei o primeiro Advil para aliviar as dores nas costas, a partir do km 32 tive de apelar para o gelo nas coxas e na panturrilha, usei o terceiro Carboidrato GU no 35k, e reduzi o ritimo para 07:10 por km com o pensamento apenas na chegada, saindo do tunel Jânio Quadros usei meu segundo Advil e meu quarto Carboidrato Accel Gel isso já eram 39k, dai foi na base da raça, neste trecho estava em uma disputa pessoal com uma japonesinha danada a Rika, que vez eu passava, vez ela me ultrapassava, mas na chegada ao Ibirapuera ela levou a melhor.

as a supresa maior estava ainda por vir faltando uns 800 metros para terminar a Maratona, quem vem dar aquela força final meus Amigos Marcelo da RunnerSP e a grande Yara Achôa da Revista Runners World Brasil, Marcelo me puxou por uns 400 metros e a partir dai fui acompanhado pela Yara até a chegada e buscando forças onde só Deus sabe , foi uma chegada sensacional com muita emoção!
Mas a cabeça ainda estava no meu amigo Maurício, que não sabia se havia parado no 25k, fui ter a grata surpresa quando liguei para ele e aos berros dizia que havia concluído a prova dai foi mais emoção.
Conclui a prova em 04:47:06 com muitas cãimbras e dores pelo corpo, mas com a alegria por ter concluído minha segunda maratona, meu amigos Maurício com todos os problemas terminou em 05:31:19 e meu amigo Nilson em 04:34:08.
Neste momento não quero nem pensar em provas maiores que 15k, mas em 2010 estarei lá de novo para os 42195 metros de uma das mais duras maratonas do Mundo.
E o vídeo que a Contra Relógio postou hoje é bem a imagem e sensação de um dia após a Maratona! ” O DIA APÓS A MARATONA“
E o balanço final:
Corri com um tênis Adidas Supernova Sequence, que alias se mostrou excelente para longas distancias, além disso a inevitável perca de por enquanto duas unhas e as dores que por experiência irão durar a semana toda!
E esse é o link para aqueles que quiserem ver o percurso corra aqui !
Esse Blog mostra a todos que com fé,persistência e força de vontade
tudo é possível !!!
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Eduardo,
Relato sensacional.
Parabéns !
Coisa de guerreiro, mesmo.
Admirável o seu feito.
Congratulações.
Obrigado,
Ass.: Guilherme.
Edu, Sensacional! Parabéns. Seu relato é muito motivador. Estou repensando meus objetivos a longo prazo e quero ver se conquisto a Maratona no próximo ano. Ainda estou pensando no planejamento e vai depender de como as coisas avançam, mas quem sabe no ano que vem não seja eu a publicar um post sobre minha estreia nesta distância.
Abraços,
Leandro.
http://corromesmo.blogspot.com
———\\\\|/———
——–(@@)——-
-o–oO–(_)–Ooo-
Aeee amigo DUDU, mesmo vc não estando 100% para a Maratona de SP eu lhe parabenizo por concluir, que superação que vc teve hein amigo…É isso ae…Olha vc disse que não quer pensar em provas acimas de 15km, não pense assim, cada prova é um aprendizado…Já que pensou em só correr longas distânicas ano que vem, pq vc não muda de rotina, porque vc não deixa de correr a de SP e corra em outra Maratona.
Linda a Medalha parabéns amigo.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
http://www.jmaratona.blogspot.com
Parabéns Eduardo! Realmente é uma prova dificílima. E a ventania que estava não era brincadeira. Grande vitória cara!
Parabéns Eduardo! Adorei o seu relato, ele será muito motivador no dia 28 de junho qdo estarei realizando a minha primeira maratona!
Acha superação!!!
Abraços,
Cláudia
http://betaendorfina.blogspot.com
Ae Eduardo, ótimo post, do tipo que nos deixam empolgadíssimos a chegar lá e correr uma prova dessa também.
Obrigado por dividir conosco essa emoção!
Parabéns pela corrida!!
Abraços!
http://runningforlovebrasil.blogspot.com
Parabéns Eduardo!
Que belo relativo emotivo da maratona de S.Paulo que aasisti aqui em Portugal através da Globo Internacional. Se tudo correr bem em dezembro irei fazer a minha 1ª.Maratona tendo só como objectivo o que você denominou de superação!
Abraço e continuação de noas corridas!
Fala Eduardo,
Parabéns pela superação!!!
Corri a de 25K… Foi bem bacana tb…
Quem sabe em 2010 não encaro uma Maratona???
Boa recuperação!!!
Abraços,
Joaquim
http://fla.blogdojoca.com/
É isso aí Edu ! O seu relato foi emocinante !
Apesar de ainda estar longe desta meta fiquei super orgulhosa e contente pelos amigos !
Parabéns !
bjão
Claudinha
Que bela história a sua Maratona. Estas para mim são as melhores, as que se fazem por satisfação pessoal. É chegar ao fim e a emoção a apoderar-se de nós, é a nossa superação conseguida e conquistada. Assim vale a pena correr, sofrendo por nós e não esquecendo os outros que são nossos amigos e que também fazem parte desta história e aventura.
Amigo Eduardo, parabéns por tudo isto.
Abraço
Dá-lhe Dudu!!! Grande abr~ção e abração pela prova amigo!! Realto sensacional e valeu pela garra, força e determinação!! Coisas de campeões! Parabéns amigo.
Oi, Dudu!!!!
Simplesmente sensacional, tô emocionada aqui!!!!
Quando li o que escreveu, vejo a exata tradução da palavra “corredor”. Você é um exemplo pra mim!!!!
Curta esse momento, por que é especial!!!!
Beijo no coração!
Uhuuuuuuuuu Eduardo!!! Show, amigão parabéns pelo longa distancia rs. Pelos menos comprovamos que somos resistentes em correr 4hs consecutivas rsrs… Obrigado pelo coments em meu Blog, fiquei muito feliz. Agora fala sério na maratona quando agente ta saindo da Usp, sentido Ibirapuera da uma alegria tremenda, mas quando chega os túneis !!!! kkkkk.. Meu Deus!!! Só quem passa ali sabe como é difícil.Belo vídeo
Parabens! Admiro a determinação de quem se propoe a correr uma maratona. Fantastico!
Abraço
Puxa Dudú…fiquei emocionada com a sua força e determinação !! Um grande exemplo p todos nós !!
Beijo no coração!
Parabéns Eduardo!!!!!Pela superação, determinação e garra em correr uma maratona. É uma vitória pessoal pra vida toda, pois uma corrida sempre é diferente da outra. Muitos Km pela frente.
Abraço
Adelaide
É isso aí Eduardo, parabéns!
Foi difícil mas ao mesmo tempo muito legal. Agora vamos realmente curtir os “dias seguintes” como no vídeo…
Abraços!
Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
Eduardo
Congratulations!!! WOW!!! que corrida heim! parabéns pela conquista. Sei exatamente o que sentiste durante a prova. Somente quem corre maratonas sabe exatamente o que voce passou. Ler o seu relato é reviver tantas e tantas maratonas sofridas que ja corri.
Amigo, somos bravos guerreiros pois correr 42 kms não é para qualquer um não.
Valeu os esforços pois conseguiste uma vitoria: terminar uma maratona.
Well Done!
Beijos
Sandra
Edu,parabéns pela superação!!!
Sensacional relato,boa recuperação e que venha a próxima o ano que vem.
Bons Kms
Fabi
Parabens pelo relato Eduardo. Fiquei lembrando de todo o percurso. Ainda não consegui fazer o meu. Pensei lhe encontrar na reunião dos blogueiros. Consegui terminsr com muita determinação mas foi mais dificil do que a de Porto Alegre mas o pos foi bem melhor, não senti dor nenhuma. A próxima será a do Rio, você vai.
Parabéns Eduardo
pela Maratona e pelo excelente relato que nos trouxe.
Gostei muito.
Abraço.
FA
eu fico mesmo nas minhas corridas de 10km… mas quero uma meia maratona no currículo. tá bom até aí. hehe
Você pode até ser louco, mas é por corrida. Depois de uma prova dessa, parece que somos pessoas diferenciadas. Deve ser o ego que fica mais do que elevado.
Acredite que apesar de todo o sofrimento o que mais sinto é saudades do percurso.
E aí, Eduardo, está conseguindo descer as escadarias? Rs. Parabéns por mais uma maratona concluida! Pena que não pude acompanhar esta… mas pretendo correr a próxima aqui! Bons treinos!
Oi Acácio,
Parabéns pela segunda maratona! E essa lhe digo foi dificil pelo clima, vento, frio e sol!
Abraço
Harry