Uma Corrida com Aventura que valeu a pena …

Ontem (27/03/2010) os caminhos foram outros, nada de Ibirapuera e nem tão pouco USP desta vez fomos a cidade Turística de Paranapiacaba para a Primeira Etapa de Corridas de Montanha 2010.

Chegamos na cidade por volta das 14h30, mas o clima não estava muito a nosso favor, com uma neblina típica da região e uma chuva fraca e intermitente começavam a temperar a Prova, como era minha primeira vez em uma prova desse tipo, estava de ouvidos de pé e prestava atenção em todos os comentários, muitos deles exagerados e outros tranquilizadores.
A cidade merece de fato o titulo de vila Inglesa, com casas em estilo vitoriano porém um tanto abandonada pelo poder publico , que carece de investimento para estimular o turismo na região, a retirada do kit foi centralizada no mercado municipal de Paranapiacaba, alguma confusão por parte de tamanho de camisetas e inscrições não registradas mas é o trivial de pequenas e grandes organizações de provas.


Esta foi a prova que reuniu o maior numero de amigos e amigas, Yara Achoa, Guto, George, Marco, Jeferson, Donald, Naoko, Tomiko, o pessoal do Band News em Forma e muitos outros amigos que não tive a chance de encontrar por lá, mas que não faltarão oportunidade de encontra-los.A largada da prova foi dada com certo atraso, mas nada para causar stress afinal de contas ir para uma prova como essa e ficar stressado melhor ficar em casa!
E logo após os primeiros 500 metros enfrentamos a primeiras das muitas subidas, e depois de darmos um volta pela vila de Paranapiacaba, seguimos por uma estrada de terra e após o 2km entramos definitivamente na trilha, ali começava a “brincadeira” logo de cara o primeiro lamaçal, e sem frescura já enfiei o pé e segui em frente, devido a chuva de sexta-feira a trilha ficou ainda mais cheia de desafios, enquanto a corrida seguia por trilhas planas eu mantive um bom ritmo, e logo apareceu a primeira placa de riacho a frente e todo mundo dentro d’ agua.Como alguns corredores disseram, serviu para lavar o tênis e continuar a aventura que era sair do riacho, onde sem nenhuma exceção todos escorregaram, logo após o riacho começou o trecho com algum aclive e logo veio o segundo riacho e mais as pontes de tronco de madeira, onde o mais “apressadinho” cairia com certeza.

E após o segundo riacho percorremos um grande trecho por trilhas escorregadias e logo tivemos que “correr” no meio de um rio com água pelos joelhos, após este rio começaram as pirambeiras com subidas íngrimes e escorregadias neste momento o grupo se dividiu e atrás de mim já não ouvia mais as vozes dos outros corredores, subidas intermináveis causavam forte desgaste, mas o pior foi descer em meio a lama sem escorregar, o segredo era sair da trilha e correr em meio ao mato para evitar as quedas.

Olhei meu tempo e no 6km estava em incríveis 58 minutos, para uma prova normal, seria tempo alto para 10km, neste momento passou por mim a Naoko com toda a experiência de provas do tipo, em alguns trechos após as pirabeiras no alto da serra a luz do dia literalmente sumiu dando a impressão de que terminaria a prova correndo do Saci, Cuca e da Mula sem Cabeça.No trecho final da prova com meus joelhos pedindo Help, tivemos um alento, a estrada de chão batido e pedra com cerca de 3km nos levou até a Vila de Paranapiacaba, onde muita gente estava na torcida e dava aquela força final, terminei a prova com lama até nas orelhas mas com o sentimento de conquista!
Pessoalmente foi uma das provas mais duras das quais tive a oportunidade de participar, e com certeza o grande segredo é ter bom humor, respeitar seus limites, colaborar com os demais e não querer correr como se estivesse na USP ou no Ibirapuera, pois a arrogância pode te deixar no meio da prova e lá o bicho pega! Mas a única certeza é de que em 2011 eu lá estarei, espero que o clima seja mais amigo!

Agora só resta me recuperar para a meia Maratona da Corpore que acontece em 11/04/2010 na limpa, seca e confortável USP.


Esse Blog mostra a todos que com fé,persistência e força de vontade
tudo é possível !!!

Tags:  

10 Comentários para Uma Corrida com Aventura que valeu a pena …

  • Claudinha  says:

    Ai amigo… acho q não consigo, não…
    Mas terei 1 ano pela frente para decidir !
    Parabéns pela coragem !
    bjão

  • Bons Km  says:

    Que massa…a prova deve ter sido dura mas no fim agente sempre tem histórias pra contar que valem a pena…
    Boa semana
    Bons Km
    JU

  • Fábio Namiuti  says:

    Parabéns, corredor de montanha! Bela estreia e belo relato. Quem sabe um dia eu crio coragem (odeio subidas!!!) e enfrento uma etapa também. Vai ter uma no “quintal de casa”, em São Francisco Xavier.

    Abraço, boa semana e bons treinos.

    Fábio

  • Cleiton Heredia  says:

    Olá Eduardo!

    Obrigado por visitar o meu blog e parabéns pela primeira prova de montanha completada com sucesso.

    É sempre bom conhecer um amigo blogueiro que também goste de correr.

    Também vou estar te seguindo.

    Um forte abraço e até São Sebastião.

  • George " Pepe" Volpão  says:

    Sensacional! Estivemos lá e sobrevivemos! Seja bem vindo ao reino da lama! Parabéns pela prova e pelo relato. Grande abraço.

  • Joka  says:

    kkkk…Show !!! Só de ler a aventura, deu vontade de participar…rs Parabéns Edu, vc ta um guerreiro de prima !!! Boa prova.

  • Anonymous  says:

    Olá, Eduardo.

    Estamos dando uma passadinha em seu blog para dizer que está tudo pronto para receber os atletas que participarão de mais uma edição do Mountain Do Costão do Santinho. Neste ano tivemos recorde de inscrições, com 133 equipes num total de 1012 corredores. Aí vai nossa programação:
    Dia 02/04 – Sexta 14:00 às 18:30 – Entrega dos Kits (Costão do Santinho)
    Dia 02/04 – Sexta-feira 18:30 – Simpósio festivo (Costão do Santinho)
    Dia 03/04 – Sábado 08:00 – Abertura do evento (Costão do Santinho)
    Dia 03/04 – Sábado 08:20 – Largada do Mountain Do equipes iniciantes
    Dia 03/04 – Sábado 22:00 – Festa Oficial Mountain Do – El Divino Lounge da Beira Mar Norte
    Dia 04/04 – Domingo 11:30 – Premiação (Costão do Santinho)
    Dia 04/04 – Domingo 12:30 – Almoço de premiação (Costão do Santinho)

    Queremos agradecer o carinho de todos e convidar os leitores do blog para participarem de nossos próximos eventos. Fiquem ligados!
    GERSON DOS SANTOS
    Depto Marketing Mountain Do
    http://www.mountaindo.com.br

  • Yara Achôa  says:

    Ai, Edu… Obrigada por ter me chamado pra essa prova. Você foi o primeiro incentivador. Simplesmente amei. Valeu por tudo. Parabéns pela nova conquista. Agora podemos dizer que também somos corredores de montanha – iniciantes, mas determinados e com muita alegria para vencer o que vier pela frente. Gosto muito de você!
    Beijo
    Yara Achôa

  • satrijoe  says:

    É isso aí, Edu.
    Mais um desafio vencido com garra e muita força de vontade.

    Fiquei animado tb. Ainda não é pra agora pq tenho outros objetivos mas com certeza seu ânimo pra encarar essa corrida é uma grande motivação!

    Sucesso na meia e nas próximas provas.

    Abraços,
    Shigueo

  • Fernanda Ferraresi  says:

    uau….que delícia esse relato…de certa forma dá pra imaginar uns trechinhos…rs

Deixe seu comentário ...