Vida Após a Maratona
11/06/2008
No intuito de se evitar uma possível lesão, o caminho mais prudente deve ser tomado. Alguns treinamentos enfatizam que corredores devam repousar por completo por uma semana ou mais e outras preconizam atividades de baixo impacto. Desta forma, o corpo poderá regenerar-se gradualmente na forma de descanso ativo e paralelamente manter o condicionamento cardiovascular. Acredito que o corredor deva estar muito atento a resposta do próprio corpo, ou seja, caso ainda esteja muitas dores musculares, faça um trabalho de caminhada ou bicicleta ergométrica que permita soltar os músculos das pernas tão exigidos durante a prova.
Procure dar um enfoque especial ao alongamento com o objetivo de ajudar na recuperação de músculos e tendões e também a massagem que é uma forma eficaz de relaxamento.
Motivação e Desgaste Mental
- Correr por divertimento;
- Realizar atividades físicas alternativas de baixo impacto;
- Dedicar mais tempo aos familiares e amigos;
- Participar de eventos sociais antes descartados por conta dos treinos;
Esta é uma pergunta muito comum entre corredores e a resposta depende de vários fatores. Dentre estes, podemos citar a experiência do atleta no que tange aos anos de treinamento; tipo e intensidade de trabalho utilizado antes da maratona; gasto energético durante a prova; tempo de recuperação geral da última maratona; desgaste mental, entre outras.
Muitos estudiosos consideram ideais duas maratonas por ano com um espaço de seis meses. Esta regra pode e deve ser aplicada para iniciantes sem considerarmos o ritmo de prova e também corredores experientes que buscam competitividade e quebra de recordes pessoais. Estes últimos que completaram provas com intensidade de esforço de fraco a moderado são capazes de realizar uma maratona até mesmo antes dos seis meses mencionados.
O mais importante é o tempo de recuperação do organismo após uma maratona levando em consideração os fatores citados anteriormente. Treinar e participar em uma nova prova, caso não haja uma recuperação suficiente, pode levar a uma série de lesões.
Acredito, sinceramente, que devemos ter muito bom senso e avaliar todas as respostas fisiológicas e musculares do próprio corpo. A decisão final é sua ! Boa Sorte corredor !!!
tudo é possível !!!
Redes Sociais …