Dicas para escolher o tênis certo para sua Corrida …

Escolha o Tênis certo …

Um tênis de corrida é o acessório mais importante para praticantes do esporte. Isso porque a escolha errada do calçado pode ocasionar graves lesões. Se a sola do tênis for rígida demais, por exemplo, poderá acontecer inflamação no tendão de Aquiles. Já se a sola for flexível demais, a fascite plantar poderá aparecer.

Alguns fatores como o peso do atleta, o objetivo da corrida, o local, o tipo de pé e da pisada devem ser considerados na escolha do tênis ideal. Por isso, preparamos este guia com as melhores dicas para quem quer correr sem preocupações.

tênis certo para corrida


1 – Objetivo

Se o objetivo for corrida de velocidade, um tênis mais leve e com a base de suporte menor é a melhor escolha. Também existem tênis específicos para competições. Iniciantes tendem a realizar uma passada com mais impacto, por isso, devem optar por um tênis com maior amortecimento.

2 – Peso

Corredores mais pesados devem preferir tênis com sola de poliuretano, que são mais resistentes que as de EVA. Além disso, geralmente o desgaste do calçado desses atletas é maior. Por isso, é sempre bom saber a hora de trocá-lo.

Tênis certo para corrida

3 – Tipo de pé e pisada

Os tênis são agrupados em cinco categorias, dependendo do tipo de pé do atleta. Os tênis da Adidas já vêm com essa indicação na sola.

  • Controle de movimento (motion-control): são mais rígidos e pesados. Recomendados para quem tem pé chato.
  • Estabilidade (stability): com solado semicurvo, oferece um bom amortecimento. Também recomendados para quem tem pé chato, nos quais geralmente o grau de pronação (característica do atleta que pisa com a parte de fora do pé, sendo mais propenso a lesões) é maior. São tênis de longa durabilidade.

Tipo de pisada tênis certo para corrida

  • Amortecimento (cushion): a sola macia confere o melhor amortecimento de todas as categorias. Porém o suporte é menor e pode acabar faltando estabilidade. Recomendado para corredores com o arco do pé alto ou pé chato, com grande pronação.
  • Performance (performance ou lightweight): com um solado curvo, como o próprio nome diz, esse tênis deve ser preferido por atletas de alta performance, que treinam em ritmo rápido.
  • Trilha (trail): são tênis especiais para quem faz trilhas e corre em terrenos mais acidentados. Também são tênis de grande duração.

004

4 –  O Local

Como já citado, existem tênis especiais para corredores de trilhas. Corredores em asfalto podem escolher um tênis com amortecimento maior.

005

Além da escolha do tênis, é importante saber a hora de descartá-lo ou dizer adeus. Se você sentir algum tipo de dor, não force! Vá direto procurar um médico! Com o tênis certo, você aproveita o que a corrida tem de melhor: o bem-estar! Afinal, como diz o ditado português: “Quem corre por gosto não cansa!


 

Este post é uma contribuição do Buscapé para o blog Por Que Eu Corro.

bUSCAPÉ MIRUM

Deixe seu comentário ...