Maneiras de acelerar o Metabolismo e queimar gordura …

Acelerar o metabolismo e eliminar gordura é uma busca constante para muita gente que quer emagrecer, mas grande parte da população já culpou, ao menos uma vez, o próprio organismo pela dificuldade de reduzir medidas. E com razão. Segundo especialistas, alguns seres humanos queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outros e com algumas mudanças no estilo de vida é possível alterar a maneira como o corpo processa e armazena alimentos. Saiba então porque isso acontece e aprenda a manter a boa forma.

Segundo Dr. Luiz Carlos Carnevali Junior, consultor técnico da rede de academias Bio Ritmo, o metabolismo engloba o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do corpo. “Em uma linguagem mais simples: é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo, dividindo-se em anabolismo, conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores, e catabolismo, conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores”, explica o especialista.

Neste caso, se você é daquele tipo de pessoa que mesmo mantendo uma alimentação balanceada sofre com a balança, a culpa pode estar na sua capacidade metabólica. “Quando ela está boa, geralmente a pessoa não tem problemas para manter o peso, mas se há uma desordem em relação a isso, há necessidade de trabalhar os processos para que se corrija a questão”, reforça Carnevali.

O consultor, que estruturou o Programa de Emagrecimento exclusivo da Bio Ritmo, reforça que a prática de exercícios físicos, desde que realizados em alta intensidade proporcionam um aumento considerável da taxa metabólica, não apenas horas após o exercício, de maneira crônica, ou seja, o indivíduo passa a gastar mais calorias à base de gordura 24 horas do dia, simplesmente para manter o seu corpo em funcionamento.

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. De acordo com Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo, é importante ingerir a comida devagar e mastigar bem. Reduzir o consumo de alimentos gordurosos, ricos em açúcar e farinhas refinadas, é muito importante. Outro fator importante é incluir fibras, que levam um maior tempo para serem digeridas e estendem o tempo de saciedade. Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes como frutas e vegetais melhoram o rendimento e funcionamento do organismo “Uma das principais formas de acelerar o metabolismo basal é aumentar a massa magra, pois, para se manter ativo e também durante o exercício, o músculo gasta mais energia”, explica a especialista.

Dicas para acelerar o Metabolismo

Doze medidas que aceleram o metabolismo

  • Praticar o treino intervalado, um método de atividade que consiste em alternar exercícios com intensidades alta, média e baixa, por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois do exercício, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.
  • Realizar exercícios que estimulem a maior quantidade músculos possível, assim a taxa metabólica aumenta, bem como o gasto energético a base de gorduras. Neste caso, o trabalho de musculação é o mais indicado.
  • A ingestão de água é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, respiratório e cardiovascular. Auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na regulação térmica, além disso, atua em diversas reações de digestão e absorção de nutrientes. Ingerir água fria faz com que o corpo trabalhe mais para adequar a temperatura da água ao corporal, e este processo acelera o metabolismo. Indicação de consumo: fracionada, ao longo do dia.
  • O consumo do chá verde possui substâncias antioxidantes, que agem no combate ao envelhecimento das células, colaborando assim para a prevenção de doenças como alguns tipos de câncer. A bebida auxilia na perda de peso devido à cafeína presente em sua composição, que influencia no aumento da velocidade do metabolismo. Indicação de consumo: ao longo do dia, longe das refeições, e em alguns casos, antes do treino. Pesquisas recentes indicam compostos com função termogênica, além da cafeína, presentes no produto.
  • Ingestão de frutas ricas em água e vitamina C, com baixo teor calórico, como a laranja. Esses alimentos auxiliam na regulação da insulina, hormônio que, em elevadas concentrações, geram um maior acúmulo de gorduras. Indicação de consumo: como suco no café da manhã ou sobremesa do almoço.
  • Alimentos ricos em vitamina C e cálcio, como o brócolis, colaboram para uma diminuição na porcentagem de gordura corporal por possuir grandes concentrações de ácido alfa-lipóico, que assim como a laranja, também auxilia na regulação dos níveis de insulina. Indicação de consumo: no vapor, cozido ou refogado, acompanha bem carnes e grãos no almoço e jantar.
  • Alimentos ricos em cálcio, como o iogurte. Este é um nutriente fundamental para a manutenção da saúde óssea, e também contém proteínas, que contribuem para a formação de massa muscular. Indicação de consumo: no café da manhã, lanches intermediários ou até no pós-treino.
  • Consumir pimentas, pois elas possuem uma substância chamada capsaicina, que, segundo estudos, traz vários benefícios à saúde, dentre eles o estímulo ao sistema nervoso simpático que libera mais catecolaminas, levando a uma diminuição do apetite e, como consequência, a diminuição da ingestão calórica ao longo do dia. Indicação de consumo: no tempero de carnes, peixes, frangos e vegetais.
  • Inserir o salmão no cardápio, ele é rico em ômega-3, um acido graxo essencial que previne doenças cardiovasculares e aumenta o metabolismo basal. Indicação de consumo: boa fonte proteica para almoço e jantar.
  • Alimento com baixo valor calórico, rico em vitaminas B3, B6 e C, o gengibre possui ação antioxidante. Indicação de consumo: sucos, chás ou como tempero para carnes ou vegetais cozidos.
  • Consumir amêndoas e nozes, que são ricas em ácidos graxos monoinsaturados. Assim como o ômega-3 aumentam o metabolismo basal. Indicação de consumo: sem exageros, nos intervalos das refeições ou em saladas.
  • Colocar na dieta a aveia, que é rica em fibras solúveis e insolúveis, por isso, auxilia no controle da perda de peso. O alimento aumenta a sensação de saciedade. Indicação de consumo: no café da manhã ou lanche em vitaminas, com iogurte e/ou com frutas.

Sobre a Bio Ritmo

Fundada em 1996, a rede de academias Bio Ritmo possui cerca de 45 mil alunos e 28 unidades localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. A Bio Ritmo tem como proposta oferecer um serviço sofisticado para quem busca atendimento especializado, equipamentos modernos e ampla grade de aulas de ginástica. A marca faz parte do Grupo Bio Ritmo, o maior do setor de academias da América Latina e 11º maior no mundo, juntamente com a Smart Fit. Mais informações em www.bioritmo.com.br

Informações a Imprensa :

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