Cruzeiro na etapa noturna do Brazil Run Series Circuito de Corridas CAIXA

Tradicional equipe mineira de atletismo, o Cruzeiro vai a Uberlândia com um quarteto de peso para brigar pelo pódio da etapa noturna do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste sábado (3/5). Giomar Pereira, José Márcio Leão, Justino Pedro da Silva e João Ferreira de Lima, o João da Bota, enfrentarão o líder do Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua, numa disputa que promete incendiar a elite masculina. A prova terá largada às 18 horas, no Parque do Sabiá, com percursos de 5 km e 10 km.

O hexacampeão brasileiro Giomar Pereira (2006, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013) e José Márcio Leão, recordista brasileiro do Brazil Run Series/Circuito CAIXA (28min51, em 2012) são os únicos fundistas do Brasil com vitória na prova de Uberlândia. Giomar ganhou a primeira edição, em 2008, enquanto Leão foi ao topo do pódio em 2012. Justino Pedro chega ao Triângulo Mineiro com a medalha de prata da Meia Maratona de Juazeiro na bagagem. Completando o quarteto do Cruzeiro, João Ferreira de Lima, o João da Bota, tem a missão de defender seu Estado. Para isso, o mineiro de Grão-Mogol conta com a familiaridade com o percurso.

“Todos os atletas do Cruzeiro têm como um dos focos principais as provas do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, nesta temporada. Eles estão em boa fase, principalmente o Justino e o Leão têm grandes chances de vencer. Mas precisamos abrir o olho com o Sivaldo. Ele é um atleta muito bom, está correndo muito e tem obtido ótimos resultados. Eu digo que ele está gostando do jogo”, comenta o técnico Alexandre Minardi.

Com 95 pontos após quatro etapas, o líder Sivaldo Santos Viana vê com naturalidade o seu desempenho nesta temporada. “Não tem novidade nenhuma no que está acontecendo. Eu só comecei o ano mais descansado, com uma boa preparação de base. A gente colhe o que planta, e meus treinos têm dado muito certo”, destaca o fundista, integrante da equipe Luasa Sports, que treina atletas estrangeiros e brasileiros. “Claro que os africanos chamam mais atenção, mas a equipe tem brasileiros muito promissores, de 16, 17 anos. Entre as mulheres, conta com a Fabiana Cristine, a Fernanda e a Maria Regina, todas muito bem colocadas no ranking”, aponta.

Todas contra Rosiane

Na elite feminina, é a Luasa Sports que vai brigar para assumir a ponta do ranking brasileiro, em Uberlândia. Fernanda Raimunda Soares, vice-líder com 78 pontos, Maria Regina Seguins, terceira, com 67, e Fabiana Cristine da Silva, quarta, com 59, formam o trio de brasileiras da equipe. Melhor atleta do País na abertura do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, em Salvador, e campeã do Brasileiro de Fundo em Pista, no último dia 25, Fabiana é uma das favoritas ao título em Uberlândia. “Não conheço o percurso da prova, e já me falaram que é um pouco difícil, mas estou animada. Quero fazer a melhor corrida e subir ao pódio”, garante a fundista.

Com 109 pontos, Rosiane Xavier vai a Uberlândia para defender a ponta do ranking. A brasiliense tem feito uma preparação de longo prazo visando aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta temporada, a fundista deve se dedicar mais às meias-maratonas, passando a distâncias maiores no próximo ano, em busca de índice para os Jogos de 2016 na maratona. “Ela está indo muito bem. Foi convocada para o Sul-Americano de Meia-Maratona, no próximo dia 11, e vai representar a seleção brasileira no Paraguai”, conta o técnico Liomar Vieira, o Bigode.

Ajude alguém a ir mais longe

Nesta temporada, o Brzil Run Series/Circuito CAIXA criou uma campanha de doação de tênis velhos, que deve beneficiar crianças e adolescentes carentes. Para dar um novo destino àquele pisante aposentado, é fácil: em Uberlândia, basta levá-lo até o palco de premiação, neste sábado (3/5), dia da prova. Um representante da Futel (Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Laser) fará o recolhimento das doações para jovens atendidos pelos projetos da entidade. As doações serão feitas em todas as etapas da competição, sempre no dia da prova.

Herói do Atletismo em Uberlândia

O medalhista olímpico André Domingos é o padrinho da etapa de Uberlândia do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. André dará a largada da prova, no sábado (3/5) e participará da premiação aos vencedores. Titular da equipe de revezamento 4×100 da seleção brasileira por mais de uma década, André tem duas medalhas olímpicas, bronze nos Jogos de Atlanta/1996 e prata em Sydney/2000, entre seus principais resultados. Hoje, o ex-atleta integra o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois da estreia em Salvador (13/4) e da próxima etapa, em Uberlândia, a competição passará ainda por Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. Em Uberlândia, conta ainda com o apoio da Federação Mineira de Atletismo, Prefeitura de Uberlândia, Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer – Futel (etapa de Uberlândia) e supervisão técnica da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a LOCAL nas redes sociais:
Twitter: @localcomunica
Facebook: LocaldaComunicacao

Local da Comunicação – Juliana Leite (MTB 49.580) 

Deixe seu comentário ...