Nova tecnologia Fila Kenya RIBBONS® …

E lá estivemos no lançamento do FILA Kenya RIBBONS® Nandi  , e na linha das inovações fomos apresentados ao que há de mais tecnológico no que diz ao desenvolvimento de tênis para running. O local de apresentação foi especialmente decorado em temas que remetem a cultura do Quênia berço dos homens e mulheres mais rápidos do mundo na atualidade.

Na verdade toda a tecnologia empregada de nada valeria se não houvesse a colaboração daqueles que correm por prazer e sempre com alegria, os quenianos. Sim eles estiveram envolvidos nas etapas de concepção do FILA Kenya RIBBONS® Nandi  e com “pitacos” assertivos deram forma a um tênis que nos em meus primeiros contatos se mostrou muito leve e muito arrojado.

Mas para mim a apresentação do novo modelo da FILA foi algo impressionante, com a riqueza de detalhes de todo o trabalho envolvido e toda a metodologia empregada nas mais de 5000 horas de trabalho e testes para chegar a um fantástico resultado, que promete performance e conforto, isso somado ao custo x beneficio.

História e Conceito: ‘BORN TO RUN’

Kenya RIBBONS® Nandi 1

A FILA buscou entender o que exatamente os faz serem os mais rápidos seres humanos do planeta. Há muitos mistérios em volta disto. É algo especial na dieta deles? Está atrelado ao método de treinamento? Ou será algo na fisiologia deles, como a capacidade de oxigenação dos pulmões? Ninguém realmente sabe o segredo dos Quenianos, o fato é, que eles nasceram para correr – ‘BORN TO RUN’.

‘DNA Ribbons’ (fitas de DNA) são, essencialmente, os códigos que diferenciam um bom atleta de um campeão. Conhecendo isto, a FILA desafia os corredores a conhecer seu verdadeiro potencial através de seus produtos, ou melhor, através do FILA RIBBONS®, que deu inspiração e forma para o desenvolvimento de uma das mais inovadoras e eficientes tecnologias de amortecimento até o momento.

Os corredores Africanos também são motivados por um estado mental – ‘HAKUNA MATATA’ – e a utilizam como parte de sua filosofia de vida: ‘Sem problemas, tudo vai dar certo’. A FILA compreende e apoia esta filosofia, e quer passar essa energia positiva para aqueles atletas que adotam a cultura de Running em suas vidas.

O Primeiro Passo

A primeira etapa do desenvolvimento do modelo foi conhecer os pontos fortes e fracos dos calçados usados pelo FILA Running Team – equipe que reúne estrelas como Nancy Kiproc, Stanely Koech e Richard Kiplimo Mutai – buscando incorporar as impressões dos campeões à essência do novo projeto.

Breakthrough Technology: ‘FILA RIBBONS’

Kenya RIBBONS® Nandi 2

FILA RIBBONS® é um sistema de amortecimento biomecânico que conta com unidades independentes que potencializam o absorção de impacto e traz maior suavidade para a transição da passada e se adaptam a cada momento da pisada.

Desenvolvido no Dass Creation Center (DCC), um dos melhores centros de pesquisa e desenvolvimento de calçados da América Latina, localizado em Ivoti-RS.

Mais de um ano de pesquisa foi investido no desenvolvimento do modelo e a forma anatómica, com testes que envolveram: temperaturas internas, cinemática de corrida, forças de impacto e reação ao solo, pressões plantares e validação dos Quenianos nas pistas.

O Produto: Kenya RIBBONS® Nandi

O Kenya RIBBONS Nandi é um modelo de treinamento criado para corredores de pisada neutra que buscam uma experiência de amortecimento diferenciada.

Kenya RIBBONS® Nandi 3

O produto também conta com uma placa estabilizadora (Cage AMH) para diminuir a fadiga dos tendões e dar maior velocidade na transição ao longo da pisada (‘Gate Cycle’). Isso significa que, após receber o impacto no retropé (‘Landing’), esta peça ajuda com que a energia do impacto seja completamente direcionada para a propulsão (‘Toe Off’).

E o lema da FILA vem todo baseado na filosofia Queniana de correr, “Correr com prazer e terminar com um sorriso no rosto”. Bem diferente do que estamos acostumados por aqui, onde as frases e até as mídias “especializadas” trazem como conceito de superar com sofrimento e até certa dose de loucura. E diante desta magnifica analogia fica a pergunta: Você já viu um Queniano ou Queniana terminar uma prova sem estar sorrindo?

Borá que neste domingo, irei para os 10km na XX Maratona Internacional  de São Paulo e com a previsão de calor intenso, vamos seguir a risca o lema dos Quenianos terminar com um sorriso no rosto e ‘HAKUNA MATATA’ ‘Sem problemas, tudo vai dar certo’!

Sucesso Sempre !

2 Comentários para Nova tecnologia Fila Kenya RIBBONS® …

Deixe seu comentário ...