10 dicas para participar da primeira corrida de rua …

A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce entre os adeptos à uma vida saudável.

A atividade, por si só, traz satisfação e benefícios, como a alta queima calórica, por isso, é comum encontrar pessoas na academia que treinam para completarem a sua primeira prova, mas que têm dúvidas sobre qual a forma correta para alcançar esse objetivo com sucesso.Segundo Ronaldo Martinelli, coordenador do programa Bio Running da Bio Ritmo, para que você conclua a competição com êxito, é importante tomar alguns cuidados básicos, que farão com que o percurso seja completado com mais eficiência.


Confira as 10 dicas essenciais para quem deseja participar da primeira prova de rua:

  1. Não teste nada novo 

Experimentar um novo tênis, camiseta, ou aquele cinto de hidratação que seu amigo indicou, não é uma boa ideia, pois a falta de adaptação pode prejudicá-lo durante a prova.

  1. Chegue com antecedência 

Assim como em shows, eventos de corrida podem gerar uma grande movimentação de pessoas e carros na chegada ou para estacionar, por exemplo. Além disso, você pode precisar procurar pelo guarda-volumes do evento e, algumas vezes, retirar o kit ou o chip de identificação. Tudo isso, demanda tempo, por isso, se programe para chegar pelo menos 40 minutos antes da largada.

  1. Estude a prova

Você deve estar preparado para os 10km em rua plana ou com subida, pois são situações bem diferentes. Estude o percurso da prova e analise sobre como pretende completar o caminho com sucesso.

  1. Se alimente com antecedência

Comer com, pelo menos, uma hora de antecedência antes da prova ajuda a digerir e usar a energia da refeição durante a corrida. Se alimentar muito próximo da largada pode prejudicar a digestão e o seu desempenho.

  1. Opte por alimentos leves

Evite alimentos pesados, o indicado é apostar em sucos, pães e refeições com pouca fibra.

  1. Faça o que treinou

Não adianta se preparar correndo a 10km/h, em média, e na prova impor ritmo de 11,12km. A preparação rumo à prova deve conter o ritmo que pretende buscar.

  1. Na largada, se posicione corretamente

Vai correr acima de 12,14km/h com o pace de 4min30 a 5min? Procure largar na frente dos demais. Paces médios de 10 a 11km/h devem buscar posições no meio do pelotão – como é chamada a grande massa de atletas participantes – e quem irá caminhar ou alternar com corrida, largue mais ao fim. Dessa forma, você aproveitará muito mais a prova e ao lado de pessoas semelhantes ao seu ritmo.

  1. Evite a empolgação da largada

Após a corneta tocar anunciando a partida, muitos deixam a adrenalina tomar conta e impõem ritmos muito acima do que estavam planejando, por influência de quem passa em uma cadência mais elevada ao lado. Faça seu ritmo, sem atropelos!

  1. Alongue-se após a prova

Com certeza a combinação “alongamento x gelo nas articulações”, são sempre bem-vindas e ajudarão na recuperação.

  1. Curta o momento

É hora de tirar a pressão e aproveitar tudo o que a corrida e a sua estreia oferecem!


Depois dessas dicas, que tal se inscrever para uma prova de rua? Este ano, a Bio Ritmo anunciou uma parceria com a Iguana Sports, referência no mercado de running nacional. A rede de academias estará presente em mais de 10 corridas, distribuídas entre São Paulo e Rio de Janeiro.


Sobre a Bio Ritmo

Fundada em 1996, a rede de academias Bio Ritmo possui cerca de 50 mil alunos e 29 unidades localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. A Bio Ritmo tem como proposta oferecer um serviço sofisticado para quem busca atendimento especializado, equipamentos modernos e ampla grade de aulas de ginástica. A marca faz parte do Grupo Bio Ritmo, 4º maior em crescimento de receita entre 2013 e 2014, segundo o relatório global 2014 da IHRSA. Mais informações em www.bioritmo.com.br

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