A importância do alongamento …

A importância do alongamento antes e após seu treino …

Hoje a maioria das pessoas sabe da importância de fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. No entanto, é algo que os atletas amadores se esquecem de fazer por inúmeros motivos. Segundo o especialista Franklin Bisneto, educador físico da Bio Ritmo, os alongamentos podem trazer uma série de benefícios para o corpo, entre eles, relaxamento corporal e prevenção de lesões.

“Deste modo, alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho nos exercícios, evitando entorse de tornozelo, distensão muscular e lesões ligamentares”, comenta o professor da academia.

Segundo ele, quando não se alonga antes do treino, há um maior risco de ocorrer distensões musculares. “É fundamental realizar o alongamento de cada parte do corpo antes de iniciar a rotina de exercícios. Os alongamentos após uma sessão de treino, por exemplo, têm como objetivo proporcionar um relaxamento para a musculatura que foi exigida”, explica Franklin Bisneto.

De acordo com o educador físico da Bio Ritmo, é importante o auxílio de um profissional para orientar na execução dos exercícios. “Qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independentemente da idade ou condicionamento físico, o que pode variar é a intensidade. Uma pessoa sedentária pode começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade aumenta gradativamente”, orienta o especialista.


Confira cinco motivos importantes para a realização do alongamento:

  1. Reduz as tensões
  2. Relaxa o corpo
  3. Proporciona maior consciência corporal
  4. Previne lesões
  5. Ativam a circulação

Sobre a Bio Ritmo

Fundada em 1996, a rede de academias Bio Ritmo possui cerca de 50 mil alunos e 29 unidades localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. A Bio Ritmo tem como proposta oferecer um serviço sofisticado para quem busca atendimento especializado, equipamentos modernos e ampla grade de aulas de ginástica. A marca faz parte do Grupo Bio Ritmo, 4º maior em crescimento de receita entre 2013 e 2014, juntamente com a Smart Fit, segundo o relatório global 2014 da IHRSA. Mais informações em www.bioritmo.com.br

2 Comentários para A importância do alongamento …

  • Renato  says:

    Eu aprendi que é preciso se alongar antes de correr, do pior jeito. Uns anos atrás fui começar a treinar por conta própria , deu uma fisgada em minha perna, que fiquei sentindo por muito tempo. Infelizmente eu não tinha lido este artigo ou outro que me orienta-se . Obrigado pelo artigo.

  • Antonio Marcos  says:

    Prevenção de lesões? Me desculpe, mas não conheço nenhum artigo cientifico que comprove e afirme que o alongamento previne lesões! Como educador físico e pós graduado em treinamento esportivo, o que aprendemos é o que o alongamento serve como atividade preparatória, tirando a musculatura de estado de latência e aumentando o aporte metabólico para a região alongada. Sou maratonista e atleta amador começando nos triathlons e tenho artigos que afirmam que um trote leve antes do inicio dos treinos também proporciona as mesmas adaptações que o alongamento na pré atividade. Ou seja, alongar antes ou não da atividade é uma opção e as vezes tem mais efeito psicológico que físico!

Deixe seu comentário ...